top of page

Sobre o CCEL

O Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL) é uma entidade sem fins lucrativos, formalmente constituída em julho de 2006, embora suas atividades tenham começado em setembro de 2004. Localizado na praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá-PE, foi fundado pela renomada cirandeira Lia de Itamaracá, que se dedica à ciranda há mais de 60 anos, e pelo produtor Beto Hees, seu colaborador há mais de 25 anos.

 

Como um Ponto de Cultura, o CCEL passou a apresentar a tradicional Ciranda de Lia todos os sábados. Além de ser um palco importante para artistas pernambucanos e nacionais, o CCEL promove a socialização e contribui significativamente para a comunidade local, movimentando a economia da cultura através de diversos projetos com foco em cidadania. As áreas de atuação incluem gastronomia, estética afro, cerâmica, música (percussão, dança e canto), artes circenses e fotografia, com ênfase em mulheres, pessoas da terceira idade, adolescentes da Ilha de Itamaracá e mestres da cultura popular de Pernambuco, como Lia de Itamaracá, Severina e Dulce Baracho, Dona Selma do Coco (em memória), Dona Cila do Coco, Dona Glorinha do Coco e Dona Célia de Olinda.

 

Desde a sua criação, o Centro Cultural Estrela de Lia tem promovido atividades formativas e de propagação de saberes, manifestando a riqueza da cultura popular através da vivência e do diálogo. Sua missão de propagar saberes se estende além do seu espaço físico, incluindo iniciativas como lives (transmissões online ao vivo), exposições itinerantes em Pernambuco, Rio de Janeiro e Brasília, vivências, intercâmbios artísticos, palestras e apresentações por todo o Brasil. O CCEL também fez parte do projeto Cultura Viva do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura. Durante sua trajetória, o CCEL foi financiado por Lia de Itamaracá, a Ciranda Produções, músicos, familiares e amigos.

O Centro Cultural Estrela de Lia continua a ser uma importante referência na promoção e preservação da Cultura Popular Pernambucana, proporcionando um espaço de expressão artística e de fortalecimento comunitário.

Atividades Realizadas

2006 - 2014

Realização da Ciranda de Lia, todos os sábados, na praia de Jaguaribe.

2007

Ciranda de Lia (FUNCULTURA). Festival de ciranda com atividades musicais, que ocorreu durante dois meses no espaço cultural do CCEL, reunindo diversas atrações, principalmente Mestras da Cultura Popular, como Celma do Coco, Katia de França, Dona Célia de Olinda, As Filhas de Baracho (Severina e Dulce Baracho), e outras representantes.

2008

Ciranda das Artes (FUNCULTURA), foi um projeto de artes integradas, com oferta de diversas oficinas formativas, como fotografia, artes circenses, cerâmica e percussão, apresentações artísticas, exibições de filmes, exposições fotográficas, entre outras atividades. O projeto teve duração de dois meses.

2009

Ciranda das Artes 2 (FUNCULTURA), continuidade do projeto realizado em 2008, ofertando atividades formativas, atividades culturais e apresentações artísticas.

2009 - 2010

Projeto Estrela de Lia (MINC), o espaço da cirandeira Lia de Itamaracá, Centro Cultural Estrela de Lia, foi reconhecido como Ponto de Cultura do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

2009 - 2010

Projeto Estrela de Lia (MINC), o espaço da cirandeira Lia de Itamaracá, Centro Cultural Estrela de Lia, foi reconhecido como Ponto de Cultura do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

2010

Projeto Estrela de Lia (MINC), projeto de formação e capacitação nas áreas de gastronomia (saúde na mesa) e estética afro (tranceiras da Ilha).

2010

Lançamento do CD Ciranda de Ritmos, na Europa e no Brasil.

2012

Ciranda da Gente, em parceria com o Sesc Pernambuco. Projeto que realizou apresentações artísticas, palestras e projeções aos sábados.

2013 - 2024

Exposição Lia a Ilha e a Ciranda, no Centro Cultural Correios nas cidades de Recife, Brasília e Rio de Janeiro.

2014

Inicio da reconstrução do espaço do Centro Cultual Estrela de Lia na praia de Jaguaribe.

2016 - 2017

Reconstrução e inauguração do Palhoção do CCEL na praia de Jaguaribe.

2019

Primeira edição do Festival O Canto da Sereia, em comemoração aos 75 anos de Lia de Itamaracá. Festival que contou com programação de três dias, com shows, apresentações artísticas, oficinas, desfiles e lançamento do primeiro livro sobre a biografia de Lia de Itamaracá, escrito pelo jornalista Marcelo Henrique.

2019

Lançamento CD Ciranda Sem Fim, no Festival Coquetel Molotov.

2019

Lançamento do segundo livro biográfico de Lia de Itamaracá, durante a Fenearte 2019.

2021

Segunda edição do Festival O Canto da Sereia, que foi exibido de forma online e contou com mais de 10h de programação através do canal oficial de Lia no youtube.

2021

Inauguração da Embaixada da Ciranda Lia de Itamaracá, um espaço/museu orgânico localizado na praia de Jaguaribe e que conta com exposição de fotos, figurinos e objetos pessoais que narram a história da cirandeira.

2022

Ocupação Lia de Itamaracá do Itaú Cultural, exposição sobre a vida e obra de Lia de Itamaracá e seu universo, na Av. Paulista em São Paulo. A Ocupação Lia de Itamaracá foi inaugurada em 20 de abril e permanece aberta à visitação até 12 de julho de 2022.

2022

Cineclube O Canto da Sereia, projeto que nasceu como consolidação das atividades audiovisuais do Centro Cultural Estrela de Lia. Com incentivo do 15° Edital Funcultua Audiovisual, o Cineclube O Canto da Sereia busca dar voz a diversidade de criação da cinematografia negra, e também indigena, trazendo a cada edição um recorte temático. Entendendo o cinema como um território.

2022

Eurotour Ciranda No Mundo, turnê realizada por Lia de Itamaracá em outubro de 2022, passando por cinco países e com participação na feira mundial de música Womex 22, que aconteceu em Lisboa, Portugal.

2023

Ocupação Lia de Itamaracá Paço do Frevo, exposição imersiva que celebra a vida e obra da artista Lia de Itamaracá, através da terra, o mar, os sons e todo o universo que a envolve, em cartaz no Paço do Frevo de março a junho de 2023.

2023

Embaixada da Ciranda - Galeria Dona Matildes, inauguração do espaço expositivo Galeria Dona Matildes com a exposição Ciranda No Mundo, que reúne fotografias, figurinos, itens pessoais e obras de Lia de Itamaracá e sua trajetória, abrangendo também acontecimentos recentes, como o encontro da cirandeira com o músico norte americano Jon Batiste.

2023

Eurotour Ciranda no Mundo, realizada por Lia de Itamaracá e sua banda, entre Julho e Agosto de 2023, passando por 6 países e diversos festivais do circuito do verão europeu, como: Paléo Festival, Nyon - Suíça, Womand Festival, Malmesbury - Inglaterra, Ozora Festival, Dadpuszta - Hungria, Brasil Fest, Brno - República Tcheca, entre outros.

2024

Festival O Canto da Sereia - Lia de Itamaracá 80 anos, Festival realizado nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2024, em celebração aos 80 anos de vida da Rainha da Ciranda, Lia de Itamaraca. O Festival contou com mais de 30 atrações, divididas em 3 palcos na praia de Jaguaribe. O festival proporcionou 3 dias de programação gratuita com apresentações de grupos e expressoẽs populares, nomes da cultura local e nacional, ale de DJs, desfiles de moda, mostra de cinema, cortejos e outras atividades.

2024

Arraiá da Sereia Evento realizado em Jaguaribe, na Embaixada da Ciranda Lia de Itamaracá, nos dias 05 e 06 de julho de 2024, como resultado da oficina de Produção e Gestão Cultural, que beneficiou 9 jovens da Ilha de Itamaracá. O Arraiá da Sereia contou com 2 dias de programação gratuita com apresentações de grupos e expressoẽs populares locais, sessão de cinema com o Cineclube O Canto da Sereia, brincadeiras típicas e outras atividades.

© 2024 por CCEL.

bottom of page